O Presidente da República, Filipe Nyusi, endereçou uma mensagem de solidariedade ao Rei Filipe VI, da Espanha, na sequência da situação catastrófica resultante da depressão DANA, que assola a região oriental daquele país europeu.
Na mensagem, o Chefe do Estado destaca que tem acompanhado com grande preocupação e profunda consternação a evolução da situação catastrófica, provocando chuvas torrenciais e inundações, a perda de centenas de vidas, mais de mil deslocados, o desaparecimento de outras tantas, bem como a destruição de infra-estruturas sociais e económicas, sobretudo na região de Valência.
“Neste momento difícil e de dor, quero, em nome do Povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, transmitir à Vossa Majestade e, através de vós a todo o Povo espanhol, particularmente às famílias enlutadas, as nossas mais sentidas condolências”, lê-se na mensagem.
Entretanto, a Câmara de Comércio de Valência, em Espanha, estima que cerca de 4500 empresas da província tenham sofrido danos com as cheias e que cerca de 1800 destes estabelecimentos ficaram destruídos.
Os municípios afectados, segundo relatório da Câmara valenciana, têm uma população de 845 371 habitantes, 31,8% da população da província de Valência.
Nestes 65 municípios (incluindo os bairros afetados da cidade de Valência), existem 54 289 empresas – uma em cada três empresas da província –, 123 parques empresariais e parques industriais. Somam-se os 354 000 trabalhadores que ali residem (33,5% do total de afiliados da província).
Os efeitos do fenómeno meteorológico conhecido como DANA, em espanhol, e como DINA, em português, afectaram todos os tipos de atividades económicas, desde a agricultura até às actividades industriais e de serviços.
Fonte: O País