PUBLICIDADE

Sudão: Pelo menos 70 civis mortos em dois dias em ataques paramilitares

Pelo menos 70 civis foram mortos em ataques do grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês), em dois estados do sul e sudeste do Sudão nos últimos dois dias, anunciou hoje uma ONG local.

Os ataques tiveram lugar nos estados do Nilo Branco e do Nilo Azul, onde “dezenas de pessoas ficaram feridas e dezenas de milhares foram deslocadas”, refere a ONG Nidaa al Wasat em comunicado.

“Os combatentes das RSF atacaram a zona de Tadamon, no estado do Nilo Azul, matando 48 cidadãos, ferindo dezenas e desalojando milhares de pessoas das suas casas”, detalha-se no comunicado, que cita “testemunhas oculares sobreviventes do massacre”.

“Extermínios étnicos e genocídios de cidadãos foram deliberadamente levados a cabo, sem misericórdia (…) dezenas de milhares de pessoas foram deslocadas das aldeias de Ruru, Ahmar, Ruru, Jarwa, Qali, Al Jammam e Wad Abouk”, acrescenta-se no comunicado.

Ataques semelhantes tiveram lugar na zona de Taboun, no estado do Nilo Branco, onde 22 pessoas foram mortas. Vários habitantes da região ficaram feridos e outros foram capturados.

De acordo com a nota, os combatentes das RSF, um poderoso grupo paramilitar em conflito com o exército desde abril de 2023, atacaram estas aldeias no Nilo Azul e no Nilo Branco após a sua derrota na cidade vizinha de Sinja, capital do estado de Sennar.

O exército sudanês anunciou, em 23 de novembro, que tinha expulsado as RSF de Sennar, que estava sob controlo dos insurrectos desde junho.

A guerra eclodiu em 15 de abril do ano passado devido a um desacordo entre o exército e as RSF sobre a inclusão dos paramilitares no poder que surgiu após o golpe de 2021, que pôs fim à tentativa de democratização do país após o derrube do antigo presidente Omar al-Bashir em 2019.

Dezenas de milhares de pessoas foram mortas desde o início da guerra no Sudão, um conflito que fez do país palco da pior crise mundial de deslocados internos, por forçar 11 milhões de pessoas a fugir das suas casas. (RM-NM)

Fonte: RM

Compartilhar

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática … 

© 2024 MozEstuda   Por: OSJ. Cumbe